terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ganhar dinheiro com software grátis? A Canonical faz isso

Olá pessoinhas do universo <3.

Provavelmente todos vocês, meus queridos leitores, à não ser que você não estivesse na terra nas ultimas 3 décadas conhece, ouviu falar ou usa Linux. Considerando que você conheça, sem sombra de dúvidas já conhece o Ubuntu, e assim como o Windows, existe uma empresa por trás dessa distribuição Linux, ela se chama Canonical e é dela que vamos falar nesse post. Lerigou.

Não são raros os questionamentos que nos chegam através de listas de discussão de como pode haver um modelo de negócios realmente rentável (e não apenas sustentável), baseado em software livre ou de código aberto. (?!!!!)

A empresa que desenvolve e suporta o Ubuntu Linux, tanto desktop quanto Server, e que cresce a cada ano em faturamento e número de usuários da sua plataforma operacional ganha dinheiro com suporte.

“Software de graça e ao mesmo tempo conseguir receita para gerir um negócio milionário.”

Sim, isso mesmo suporte. Já pensou? Uma empresa que desenvolve software (muito bom e estável), mas só vende suporte?



"Trabalhar com servidores é uma possibilidade a ser considerada se você gosta do assunto, fazendo manutenção ou criando soluções em servidores para empresas, os mesmos dados da Info revelam que cerca de 73% das empresas com mais de 1000 funcionários utilizam o Linux para trabalho, seja como servidor, seja em seus escritórios."
- Diolinux

- “Tá Edu, mas sua temática não é software como serviço?”

Bem meu querido leitor, é sim. Fugi um pouco do assunto porque além de ser um caso extremamente interessante, eles criam um software que gera um serviço, ou seja, não cobram nada pelo software (e inclusive é de código aberto) mas cobram para ter um suporte, treinamento e tudo mais. Deixando claro que mesmo assim o sistema não é nem de longe difícil, muito pelo contrário.

Tem algum complemento, sugestão, critica ou só quer me xingar mesmo? Comenta ai moço. Sou todo ouvidos. ;)

Abraços e até a próxima, se houver.

Um comentário:

  1. Outro case de sucesso é o da RedHat, que tem uma distribuição linux voltado para servidores e também vendem suporte e treinamento.

    ResponderExcluir