segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Curiosidades sobre Sistema Linux

O Linux é um sistema onipresente, pode ser encontrado no menor Smartphone até a espinha dorsal da internet ou no maior e mais eficiente supercomputador. Suporta dispositivos grandes e pequenos e tudo mais que se encontra entre eles, algo desafiador devido a quantidade de recursos esperado dessas plataformas.

Bem, aqui trago algumas curiosidades:

  1. Linus Torvalds desenvolveu o kernel do Linux enquanto estudava na Universidade de Helsinki em 1991.
  2. Os sistemas baseados em Linux encontram-se em 446 dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo.
  3. 95% dos servidores nos estúdios de Hollywood para os filmes de animação rodam Linux.
  4. O primeiro longa-metragem de sucesso produzido em servidores Linux foi Titanic em 1997.
  5. Os servidores do Google rodam sob o Linux.
  6. Google contribuiu em apenas 1,1% do código do atual kernel do Linux.
  7. Sistemas operacionais como Palm WebOS, Google Android, Nokia Maemo ou Samsung Bada foram desenvolvidos com base no kernel do Linux.
  8. Em 2009, as diferentes variantes do Linux conseguiram uma quota de mercado em servidores de 33,8% em frente ao 7,3% dos sistemas da Microsoft.
  9. Na área de computadores desktops ou portáteis o Linux só tem 1,02% de quota de mercado.
  10. Em 1994, um tal William Della Croce Jr. registrou a marca Linux nos Estados Unidos e começou a pedir royalties às diferentes distribuições Linux.
  11. Atualmente existem mais de 300 distribuições Linux ativas.
  12. Linux ganhou muita popularidade para além dos tradicionais programadores graças à distribuição Slackware, que era mais fácil de utilizar para os não iniciados na programação.
  13. Estima-se que em um meio de desenvolvimento comercial o código fonte do Linux custaria em torno dos 7,3 bilhões de dólares.
  14. Os nomes das versões do Linux Debian originam-se do filme Toy Story: Buz, Rex, Bo, Hamm, Slink, Potato, Woody, Sarge, Sid...
Na próxima postagem mostrarei a arquitetura do Linux. Até lá!

Fonte: c3sl.ufpr

Um comentário:

  1. Estou tentando aprender a utilizar o Linux... apesar de não ser um expert em Windows, tento não ser fanboy de nenhum sistema e vi no Linux uma oportunidade de expandir meus conhecimentos e aprender um pouco mais sobre SO's. O que me chamou a atenção nele, foi o fato de ser mais seguro que o Windows (eu tenho uma "queda" pela parte de segurança...) e ser totalmente customizável.

    ResponderExcluir