sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Compiladores vs Interpretadores: vantagens e desvantagens

Olá galera! Hoje dou as boas-vindas, novamente, aos nossos leitores. Essa é a 4ª postagem sobre “compiladores versus interpretadores” e caso você não se lembre do que é um interpretador ou compilador é só clicar aqui e verá todas as postagens das quais se referem ao tema que estamos debatendo. Portanto, para não ficar perdido(a) no assunto, é bom revisar tudo que falamos: o que é um compilador, interpretador e “pra” quê serve.

Sendo assim, hoje nós vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de um compilador e um interpretador. Como já dissemos em postagens anteriores; eles fazem a mesma coisa, mas de formas diferentes, por isso há algumas vantagens e desvantagens na execução de cada tradutor. A seguir há uma tabela bem explicativa:




Como mostrado na tabela, vemos que uma das vantagens dos compiladores é a rapidez na operação, porém os interpretadores são mais lentos. Sendo assim, nem por isso o certo é usar um ou outro. O que realmente depende é em qual ramo será feito o programa e de quê forma quer produzir. Aguardo perguntas e complementações. Grande abraço!

15 comentários:

  1. Muito boa as postagens, parabéns :) . Como sou um novato no mundo da programação eu sinto uma facilidade maior com uma linguagem interpretada como o Pyhon, mas estou tentando aprender C que é uma linguagem compilada. Enfim, gostei dos posts vou ficar de olho nos futuros posts. Até mais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o retorno, Artur. Isso mesmo, a linguagem interpretada há uma certa facilidade de acesso e reprodução. Não se preocupe que em próximas postagens falarei sobre essas linguagens! Abraço.

      Excluir
  2. Venho acompanhando sua série de postagens sobre Compiladores e Interpretadores. Gostei do quadro resumo é muito esclarecedor. E concordo com você que como há vantagens e desvantagem em ambas as tecnologias, cabe ao programador avaliar e optar por uma das duas, dependendo do objetivo da solução em desenvolvimento. Segue abaixo testes de velocidade comparando duas linguagens de programação. Aguardo atualizações. :)

    Python 3.2 vs C++
    https://www.youtube.com/watch?v=H_LHeGP_PtI

    Python Vs C++ Speed Test
    https://www.youtube.com/watch?v=mVvDb484uIs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós agradecemos, Diego. Tudo que falou é verdade, depende inteiramente do objetivo o qual queremos realizar com o tipo de tradutor, que é representado pelas linguagens de programação. Gostei dos dois vídeos que mandou, inclusive esse segundo mostra realmente como uma linguagem interpretada é feita (linha a linha) e a compilada não. E, além disso, é perceptível a rapidez da linguagem compilada (C++). Portanto, agradeço duplamente. Em próximas postagens eu indicarei esses vídeos!

      Excluir
  3. Achei muito bem resumido, e de fácil entendimento, nem parece que entrou esse ano. =P

    Brincadeiras à parte, eu gostei bastante, Parabéns Antonio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pablo. Resumi de maneira produtiva para não perder nada importante, pois o tema é extenso e um pouco complicado para entendimento de primeira leitura. Peço que aguarde as próximas postagens. Abraço!

      Excluir