segunda-feira, 1 de junho de 2015

Windows x Mac OS x Linux

Qual o melhor sistema operacional?

Essa é uma questão bastante relativa, pois há uma grande variedade de perfis de usuários. Entre os sistemas operacionais para uso pessoal, os que tem a maior aceitação e que supre as necessidades da maioria dos usuários são: Linux (desenvolvido por milhares de usuários, sistema de código aberto), Mac OS (Apple) e Windows (Microsoft).

Esses sistemas se desenvolveram com o intuito de atender a maior quantidade de pessoas possível, houve grande melhoria na interface gráfica, fator que simplificou o uso desses sistemas e atraiu mais pessoas por não ser mais necessário um conhecimento avançando para a utilização. Outras mudanças importantes foram as melhorias de desempenho e estabilidade a cada versão lançada, houve também grande avanço no quesito segurança e compatibilidade com outros dispositivos.

Mas, e então? Qual o melhor?

As pessoas fazem outras perguntas ao tentarem escolher um sistema operacional que se encaixe em seu perfil, por exemplo:

- Qual o mais seguro?
- Qual tem melhor desempenho?
- Qual o mais estável?
- Qual tem os melhores aplicativos para minhas tarefas? (Usabilidade)
- Qual sistema é melhor para instalar jogos?

Para responder tais perguntas é preciso conhecer cada um desses sistemas, suas características, pontos favoráveis e contras, de acordo com o perfil de utilização.

A seguir falarei (em resumo) sobre os três sistemas mais populares de uso pessoal, mostrarei mais detalhes nas próximas postagens onde abordarei cada um deles separadamente.

Windows

O sistema foi lançado em 1993 pela Microsoft, e sua versão atual é o Windows 8.1, que em breve receberá seu sucessor, o Windows 10. Seu primeiro objetivo foi permitir ao usuário contar com uma interface gráfica para operar o PC, desde então foram lançadas muitas versões. A versão XP foi a que permaneceu por mais tempo no mercado, por ser aceita por um número gigantesco de pessoas.
Para atingir diferente públicos, a Microsoft lança diferentes edições para cada versão do Windows, cada uma dessas versões incluem funcionalidades adicionais. Isso fez com que a empresa movimentasse um mercado milionários em vendas de licenças.

Edições por versão do Windows: Starter, Home basic, Home Premium, Professional e Ultimate.

A tabela completa comparativa de funcionalidades entre as edições do Windows pode ser visualizada no site da Microsoft.

É um sistema operacional que serve de plataforma para atender às diversas necessidades, desde estudantes que querem fazer os trabalhos da escola, até programadores de sistemas que precisam desenvolver os seus softwares.

Mac OS X

O sistema foi desenvolvido pela Apple para atender sua linha de computadores, é um sistema de código fechado baseado no kernel Unix chamado OpenDarwin. Diferente do Windows, versão instalada desse sistema sempre terá todos os recursos disponíveis ao usuário, ou seja, não existe edições para uma mesma versão, porém é um sistema exclusiva para uso em máquinas fabricadas pela Apple, isso significa que seu uso não é recomendado para computadores de outros fabricantes.
Existe uma prática chamada de Hackintosh, que consiste na instalação de uma versão não oficial do Mac OS X em computadores de outros fabricantes, essas versões são modificadas para que haja compatibilidade de hardware, embora não garanta 100% de compatibilidade em todos os computadores.

Os Macs possuem funcionalidades equivalentes às encontradas no Windows, e em muitos casos os seus usuários as consideram mais úteis. Boa parte dos programas encontrados no mercado e destinados para o Windows, também possuem versões para o Mac OS X. Para games, dependendo da preferência do usuário, esse pode ser um aspecto negativo, já que nem todos os títulos encontrados para o Windows estão disponíveis para o Mac.

Linux

Diferente do Windows e do Mac OS, o Linux é um sistema de código aberto. O sistema de Software livre é desenvolvido por milhares de pessoas e tem uma grande quantidade de versões para instalar no PC.
Algumas das versões mais populares são: Linux Mint, Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSUSE e CentOS. Cada uma dessas versões apresenta suas particularidades, com suporte a diferentes tipos de hardware e funcionalidades específicas que representam melhorias na experiência do usuário.

Esse sistema é recomendado para usuários avançados, que gostam de fazer customizações no sistema, visto que isso exige conhecimento avançado. Porém existe versões para usuários comuns com uma interface simplificada e amigável.

Para muitos é vantajoso superar essa curva de aprendizado pois o resultado final pode originar uma versão totalmente personalizada de acordo com as preferências do seu usuário. A maioria das distribuições Linux, além de ter o seu código aberto, também são distribuídas gratuitamente por download. Mas vale salientar que se o usuário optar em apenas usar o sistema, sem ter que aprender linguagens de programação, ainda assim ele pode ser uma excelente alternativa para quem busca um sistema operacional leve, produtivo e estável.

Nas próximas postagens mostrarei detalhes mais específicos sobre cada um desses sistemas, à medida que você for conhecendo cada um deles poderá responder algumas das perguntas citadas nessa postagem de acordo com o seu perfil. Até a próxima.

Fonte:  G1.globo
              Oficinadanet

Um comentário:

  1. bom eu uso os três basicamente, no meu trabalho uso um lenovo w540 core i7, 16gb ram com ubuntu, funciona bem o linux, mas ainda tem alguns erros, prováveis que por ser multiplataforma, atender muitos hardwares, o windows uso rodando em vmware windows 7. tenho um macbook pro core i5 16gb ram mac os, esse é excepcional, que sistema foda, uso o windows pela vmware nele também, a estabilidade do sistema é muito foda, agora para máquina que não seja hardware apple, o linux é sem duvida melhor, o windows nativo, não gosto, já me deu muita dor de cabeça, então é na VM mesmo, e um backup por semana se der pau apago o arquivo e rodo o backup e pronto

    ResponderExcluir