sexta-feira, 22 de maio de 2015

Era uma vez: Software como serviço

Olá, pessoal! Este é o primeiro de uma série de postagens da temática abordada por nós, Eduardo Borges e Paula Maciel, sobre Saas: Software as Service (pra você que não sabe os "ingrês", Software como Serviço), e sim esta postagem foi escrita por duas pessoas. Se reclamar, serão três.

Pode ser que você já tenha visto a sigla SaaS, mas não tenha tido a menor ideia do que isto significa. O software como serviço é um programa que somente é utilizado através da internet, ou seja, você não precisa ter ele instalado em seu computador para usá-lo.

Oi? Como assim? Explica direito.


Isso mesmo, é tudo online. Então você pergunta: "Aaah, então quer dizer que eu uso esse negócio ai?". Nós lhe respondemos oh pobre pebleu: Sim! Ao fazer compras na internet, ao postar algum produto em classificados online, ou até mesmo no Facebook quando você vai comentar as fotos das amigas, etc... Já virou uma coisa super comum, ou seja, não tem pra onde correr.
An? 

Sites que utilizam computação em nuvem são um exemplo de SaaS. Eles oferecem serviços onlines, que antes estariam disponíveis apenas com a instalação de programas. A movimentação desse recurso através da nuvem facilitou a chegada dos produtos ao mercado de forma ágil e eficaz.

Esta negociação oferece vários recursos. Por exemplo, servidores, licenciamento de Softwares, backup, suporte, gerenciamento ou até mesmo disponibilização de serviços de marketing, como o Facebook.

Mas você já se perguntou como surgiu o software como serviço? Então fique ligado para aprender um pouco de história nas próximas postagens. Gostou do post? Curte, compartilha, favorita, mostra pra sua avó, pro seu cachorro, enfim, divulga mesmo. :)

Até nosso amigo Charlie aprovou. ;D




0 comentários:

Postar um comentário